domingo, 16 de outubro de 2016

Luciano do Valle


                                                         Luciano do Valle Queiroz

Filho do comerciante Rubens do Valle e da professora Tereza de Jesus Leme do Valle, iniciou sua carreira profissional aos 16 anos, como locutor na Rádio Educadora AM de Campinas (atual Rádio Bandeirantes Campinas) e, pouco depois, transferiu-se para a Rádio Brasil AM da mesma cidade, onde já fazia narrações de futebol.Trabalhou em 1969 na Rádio Nacional de São Paulo, onde narrava diversas modalidades, como vôlei e basquete.


Também participou da cobertura da conquista do terceiro título mundial da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo do México de 1970.
Luciano comenta a Copa de 1970
Naquele mesmo ano, passou a fazer parte da equipe de esportes da Rede Globo de Televisão. Sua primeira participação foi na transmissão do Troféu Governador do Estado de São Paulo de basquete masculino.

Participou da cobertura dos Jogos Pan-americanos de Cali de 1971, dos Jogos Olímpicos de 1972 e da Copa do Mundo da Alemanha de 1974. Logo após o mundial, tornou-se o principal locutor da Globo à época, devido a saída de Geraldo José de Almeida.
Luciano entrevista Emerson Fitipaldi no inicio de carreira
Ainda em 1974, narrou várias provas de Fórmula 1 e o segundo título de Emerson Fittipaldi na categoria.

 Entre outros momentos marcantes, narrou a vitória de José Carlos Pace no GP do Brasil de 1975 e o acidente de Niki Lauda no GP da Alemanha de 1976.
Grande Prêmio do Brasil de Formula 1

Ainda pela Globo, participou da cobertura dos Jogos Olímpicos de 1976, da Copa do Mundo da Argentina de 1978, dos Jogos Olimpícos de 1980 e da Copa do Mundo da Espanha de 1982.

Inicio de transmissão Copa 1982

Após o Mundial da Espanha, Luciano do Valle transferiu-se para a TV Record. Nessa época, desenvolveu paralelamente uma carreira de empresário e promotor esportivo, montando as empresas Promoção e Luqui. Usando seu prestígio como narrador mais popular do país, tendo papel fundamental no esporte brasileiro, uma vez que ele impulsionou diversas modalidades que não tinham espaço na TV brasileira.

Seu primeiro grande feito foi a organização, em julho de 1983, do Grande Desafio de Vôlei entre as seleções masculinas do Brasil e da União Soviética, no Estádio do Maracanã, com transmissão ao vivo da Record. Com um público de mais de 95 mil pessoas, a partida é considerada como um divisor de águas no esporte brasileiro e detém, até hoje, o recorde de público numa partida de vôlei.
Luciano desabava e manda recado a todos que não acreditaram no Voley

 Além disso, ajudou a tornar ídolos nacionais jogadores como BernardWilliamMontanaro e Renan, que depois ficaram conhecidos como a "Geração de Prata" do vôlei brasileiro.
Ainda em 1983, Luciano do Valle mudou-se para a Rede Bandeirantes, iniciando o período de cerca de uma década de grande reformulação e ênfase na transmissão esportiva na TV brasileira, ao ampliar o espaço da cobertura e a visibilidade a muitos atletas e modalidades.



Com o slogan o "Canal do Esporte", Luciano do Valle criou o programa de longa duração Show do Esporte, que levava para a TV mais de 10 horas de programação esportiva aos domingos, que apresentava diversos tipos de evento esportivo, desde jogos de sinuca, boxe, automobilismo, vôlei, basquete e demais esportes olímpicos.
Um pouco da revolução que Luciano fez na Band e no esporte brasileiro
Foi também o precursor nas transmissões da Fórmula Indy.
Em 1985, da NBA e do futebol americano no Brasil. Durante o verão brasileiro, transmitia várias modalidades de esportes de praia, em programas especiais. Abriu espaço para Hortência e Paula do basquete feminino, e alavancou a carreira do lutador de boxe Maguila, tornando-se um dos seus principais promotores.

Maguila 1986
Nos jogos de sinuca, ajudou a tornar Rui Chapéu famoso nacionalmente. Apostou ainda na transmissão do Campeonato Paulista de Aspirantes e de diversas competições de futebol feminino (até hoje a Band organiza uma competição internacional entre seleções), além de ter sido até mesmo treinador de futebol, comandando a Seleção Brasileira Masters na Copa Pelé, evento criado pelo próprio Luciano.
Nas transmissões de futebol masculino, manteve-se como principal narrador da Bandeirantes e participou das coberturas de todas as Copas do Mundo entre 1986 e 2010 (com exceção do Mundial de 2002). Criou no Mundial da Itália de 1990 o programa de debate esportivo Apito Final, que reunia personalidades do futebol após os jogos do torneio.

Programa Apito Final
Nos últimos anos de carreira, reduziu suas atividades empresariais, tendo continuado a narrar o Campeonato Brasileiro e provas da IRL pela Band. Na Copa do Mundo FIFA de 2006, transmitiu os jogos do Brasil pelo canal de televisão a cabo Band Sports. Transmitiu carnaval e comandou os programas "Valle Tudo" e "Tudo em Dia" , este último ao lado da esposa Flávia do Valle, para a Band RS.
                                                        Galvão e Luciano do Valle
Em janeiro de 2012, o narrador teve um AVC que o obrigou a passar por sessões de fonoaudiologia para reaprender a falar. Mesmo com a saúde debilitada, não se afastou das transmissões e comandava a partida principal do fim de semana na Band. Seu último trabalho foi a narração da final do Campeonato Paulista de 2014 entre Santos e Ituano.

Última Transmissão de Luciano Do Valle


                                                       Johnny Saad   e  Luciano do Valle



                                                  ricavideo@gmail.com






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário