Arthur Antunes Coimbra
Jogou pelo Flamengo a maior parte de sua carreira. Foi o maior artilheiro da história do Flamengo e o terceiro maior artilheiro da seleção brasileira com 67 gols. Depois de sua despedida dos gramados brasileiros, jogou e foi treinador em vários países do mundo. Foi diretor de futebol do Flamengo e hoje é comentarista esportivo.
Zico (1953-) nasceu no subúrbio de Quintino Bocaiuva, na zona norte do Rio de Janeiro, no dia 03 de março de 1953, o que lhe valeu o apelido de "Galinho de Quintino". Iniciou sua carreira no time de futebol de salão, formado por amigos, o Juventude de Quintino, no bairro de Quintino de Bocaiuva, no Rio de Janeiro. Ainda criança já se destacava nos jogos. Em 1967 entrou para a escolinha do Flamengo. Em 1969 ganhou o campeonato carioca infantil. Em 1971 participou da primeira partida do time principal do juvenil. Em 1972 foi campeão carioca juvenil.
Zico e Carlinhos
Por ser muito franzino, passou por uma intensa preparação física que lhe rendeu 17 centímetros e 33 quilos a mais. Em 1974 entrou como titular do clube, quando ganhou a camisa 10. A partir de 1978 o Flamengo entrou para a "era Zico", em que ganhou vários títulos em inúmeros campeonatos. Foram 509 gols só com a camisa do Flamengo, fazendo mais que o dobro do segundo artilheiro do time.
Participou da Seleção Brasileira entre os anos de 1976 e 1986, marcando 67 gols em 89 partidas. Disputou três copas do mundo, em 1978 na Argentina, em 1982 na Espanha e em 1986 no México, mas não levantou nenhuma taça.
Maradona Zico
Zico Copa 1986
Copa de 82 Zico e Pelé
Socrátes Tele Santana Zico
Zico Rivelino Toquinho Mário Sergio
Neste mês tive a honra de gravar com este fenômeno do futebol mundial,jmagina eu torcedor rubro negro e fã de copa do mundo a emoção que tive,como profissional pensei como não misturar o fã do profissional.
A gravação alinhei com Thiago,filho do Zico,gente finíssima,se tratando da família do Zico não poderia ser diferente,foram duas semanas cruzando agendas até que o Thiago me liga e confirma a data, 08 de abril sexta feira,vai te que ser nesta data meu pai viaja para Europa a trabalho da emissora para comentar um jogo dizia Thiago por telefone,claro que não perdi tempo e nem pensei duas vezes confirmando a data e local,recreio dos bandeirantes,escolinha Zico 10 no Rio de Janeiro.
Escolinha Zico 10 escola,uma super estrutura,desci do carro no estacionamento interno da escola e caminhei para a recepção,antes de chegar na escada que leva a recepção,uma rodinha em volta de uma pessoa,aquele buxixo e tal,eis que ele ve pelas frestas deste buxixo eu chegando com o bag da câmera na mão e sai do buxixo e veio ao meu encontro.
Ai já alinhamos a gravação e me pediu para ir para o local da escolinha que -e uma espécie de museu,muitos troféus,fotos uma coleção de medalhas...
Fui direto para lá assim que armei o tripé,eis que que ele chega sem assessor,sem ninguém sem protocolos simples assim e pergunta se já esta pronto? Brincando pois eu tinha acabado de chegar.
Após a gravação veio o lado fã,claro que não ia perder a oportunidade,falei tudo que tinha em mente,dos jogos que fui assistir no Pacaembú com meu pai,um deles ele fez um Gol de falta no Valdir Perez do Corinthians em 1988.
Ai quando peço ao auxiliar técnico para registrar uma foto ali com a camisa que ele tinha autografado,ele viu aquela cena mesmo no celular ele interrompeu o dialogo e disse para mim que queria sair nesta foto!
Pensa na emoção de um cara que cresceu ouvindo falar desta figura do futebol mundial
desde que mi entendo como gente!
Depois trocamos o contato de celular para alinhar a gravação após edição.
Dai você começa a entender o porque de todo este sucesso,ele é a simpatia em pessoa,um grande empresário,um grande conhecedor técnico do esporte,um grande pai e claro um grande não,mais um dos maiores gênios do futebol mundial!
Valeu Zico !
Nenhum comentário:
Postar um comentário