sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Arnaldo Cézar Coelho

                             
                           
                                                           Arnaldo David Cezar Coelho

Nasceu no Rio de Janeiro em 15 de janeiro de 1943. 
Arnaldo iniciou a carreira de árbitro aos 16 anos, no início dos anos 60, apitando futebol de praia.
Desde os tempos de escola, já “apitava as peladinhas”, mas foi no futebol das areias de Copacabana que afirmou essa vocação. Certo dia, quando o juiz faltou e ninguém queria apitar o jogo, Arnaldo Cezar Coelho foi chamado e ganhou o apelido intrujão. “Depois eu fui descobrir que intrujão é receptador de furto, e fiquei chateado. Mas, na gíria da praia, intrujão era aquele cara que se metia em tudo. Eu me intrujei e fui apitar o jogo.”


Filho de um casal paraense, nasceu em Copacabana. Seu pai, Oswaldo Amazonas Cezar Coelho, era propagandista médico de companhias americanas no Brasil. A mãe, Sara Sabat Coelho, funcionária pública dos correios, trabalhava no guichê de telegramas. “Minha mãe era muito parecida com uma personagem do filme Central do Brasil: ela ensinava aos operários das obras que vinham do Norte (para o Rio de Janeiro) a passar telegramas para suas famílias”, conta.

Novembro de 1968

Arnaldo na final da copa do mundo de 1982

Em 1968, foi convidado para entrar para o seleto grupo da  FIFA, que atuou por 21 anos na Federação. Arnaldo apitou inúmeros jogos e competições importantes, entre elas, duas Copas do Mundo: Argentina, em 1978, e Espanha, em 1982.


 Na última, ele conseguiu o maior feito de sua carreira, ao ser o árbitro da final entre Alemanha e Itália. Na ocasião, o ex-árbitro brinca que a derrota da inesquecível Seleção Brasileira de 1982 não foi tão sentida por ele, pois se o Brasil chegasse a final, não poderia ter apitado, por ser brasileiro.


11 de Julho de 1982









No vídeo a cima você assiste a estréia do Arnaldo Cezar Coelho na Globo dia (16 12 1989)

O ex-árbitro também comentou sobre arbitragem no canal de TV a cabo SporTV, participando do programa "Bem, Amigos", ao lado do amigo de longa data Galvão Bueno.
Cruzei várias vezes a trabalho com este grande profissional,na Copa de 2010 em Johannesburg foi uma delas e na Copa de 2014 tbém aliás encontrei com ele ás 7h30 da manhã quando não tinha quase ninguém no estádio no dia da abertura da Copa,mostrei o caminho para ele da central de imprensa a cabine de transmissão da Globo que estava em local de diferente acesso.Mas foi no Programa Bem Amigos que repetiu-se por mais vezes e esta foto abaixo foi do dia da despedida desta lenda da arbitragem.

Ricardo Vieira e Arnaldo Cezar Coelho

No dia 20 de novembro de 2018, fez a sua última transmissão como comentarista da TV Globo. Na oportunidade, o Brasil venceu o amistoso diante de Camarões pelo placar de 1 a 0 (gol de Richarlison).

                                                    Casão,Galvão Boeno e Arnaldo

Antes de encerrar a transmissão, o companheiro Galvão Bueno o homenageou: "Arnaldo Cezar Coelho, uma vez me pediram para fazer uma frase para definir minha vida. Eu disse `Obrigado, Copa de 1994, muito obrigado por ter cruzado minha vida´. Hoje, eu digo, no finalzinho: Arnaldo, obrigado por ter estado ao meu lado nesses 29 anos. Obrigado mesmo. Vá com Deus, e que Deus te abençoe sempre você e sua família".







Nenhum comentário:

Postar um comentário